sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TIO JÚLIO CIDADÃO HONORÁRIO DE MASSARANBUBA!

Assim nos diz o salmo: Oh Senhor! Quão preciosa é a morte dos seus justos! . Foi e deixou de si saudades... Tio Júlio o homem que viveu para o bem...




Todos os dias temos notícias da morte de pessoas de diversas classes sociais, se lermos os jornais iremos ver e descobrir a lista de pessoas da cidade que morrem diariamente. Muitas pessoas são importantes outros não, os mais ricos e abastados fazem mais barulho em seu falecimento e morte. O seu nome de falecimento é bem divulgado pelos meios de comunicação. Já os que são pobres e sem bens e dinheiro caem logo no esquecimento da sociedade. Quantas pessoas partem desta vida e não deixam de si saudades, não deixam bom testemunho de sua vida e para a sua família e para os seus parentes e para sociedade em geral. Muito pelo contrário, os seus parentes e a sociedade em geral os despreza, mas esse desprezo tem a sua história são pelos males causados a ela. O exemplo que temos na história de líderes maus tais como: os Herodes na morte e assassinato de milhares de crianças inocentes que foram mortas na cidade de Belém, pois foram confundidas por serem parecidas com o menino Jesus que tinha acabado de nascer. A profecia dizia a seu respeito que: Ele seria o rei que iria comandar as nações.

Assim falaram e testemunharam os magos ao rei Herodes, os famosos magos e grandes líderes políticos que vieram do oriente em sua procura; vieram porque viram a sua estrela guia no oriente, e ela os seguia e apontava para onde estava o menino, o recém-nascido; e disseram mais ao rei Herodes que, eles vieram do oriente exclusivamente para adorar ao menino Jesus e lhe trouxeram presentes.

O rei Herodes e mau político não conseguia se conter pela ciumeira e rancor, que agora tinha um rei recém-nascido que iria ocupar o seu reinado. Então, manda matar milhares de crianças em Belém que eram parecidas com o menino Jesus.

Assim esses líderes maus e maus políticos causaram horrores e mortes na cidade.

O que dizer do Nero da Roma antiga que, colocou fogo na cidade de Roma e acusou os cristãos por esse mal feito; e que em seguida desencadeia uma cruel perseguição contra os cristãos da cidade de Roma e manda para a fogueira. Manda para a diversão dos circos e dos seus gladiadores de Roma, faz isso tudo para divertir os seus sanguinários militares de guerra de seu exército assassino;também, faz isso para a diversão dos seus turistas e funcionários públicos de Roma que, pela sua sede de ver sangue, sangue de gente inocente sendo derramada nas ruas de Roma. Mas, o que dizer do líder mau chamado de Hitler e outros líderes maus em dias atuais?

Perguntamos: Esses líderes deixaram de si algum tipo de sentimento ou de saudade para a sociedade? A resposta é:
Não, Claro que Não!
Os criminosos quando morrem deixam atrás de si um rastro de medo, tormento e revolta.



NASCIMENTO E MORTE DO TIO JÚLIO

Tio Júlio nasceu na cidade de Massaranduba - SC
morreu aos 79 anos de idade vítima de uma parada cardíaca.

Quando nasceu foi atacado pela paralisia infantil, mas  não recebeu os devidos cuidados e não foi tratado pela medicina em tempo certo.
Assim, a sua doença de paralisia infantil o atacou em cheio,
E  a  doença deixou graves seqüelas em sua vida e ele ficou marcado para sempre.

Tio Júlio sofria de uma espécie de gagueira, não conseguia expressar-se direito, quando queria explicar alguma coisa suas palavras não saíam de sua boca;
ficava vermelho, acenava com as mãos; e nada se entendia o que realmente ele nos queria nos  dizer; a gente que já o conhecia de longas datas, criado ao seu lado, é claro, a gente fazia de conta que entendia tudo, mas as  vezes  não se  entendia  mesmo o que ele queria nos transmitir.
Mas  outros  assuntos  entendia-se mesmo.

TIO JÚLIO NOSSO PAI ADOTIVO CAIU EM DESÂNIMO E DEPRESSÃO...


Em seus últimos dias ficou muito depressivo e começou a beber bastante digo, beber álcool, tornou-se um alcoólatra. Os seus irmãos também o seguiam, várias vezes fomos até a casa aonde eles moravam ( Eram os três mosqueteiros da pinga, tio António, tio Vadek e ele tio Júlio) casa do nosso avô materno de nome João Odwazny.
A casa deles, até parece como foi descrito no conto do escritor russo de nome Dostoievski que fala sobre a Casa dos Irmãos Karamazov. Mas de fato a casa era dos irmãos Odwazny. Conto aonde Dostoievski fala sobre a história de uma grande família que caem em falência, vícios do álcool, crimes de guerra e depressão; Aonde ele descreve num artigo com seguinte sub-título: Crime e Castigo de violência cometida pela famosa máfia russa em sua época.
Os três não partiram para o crime e violência, porque eram pessoas honestas e direitas e corretas. Mas, praticaram uma outra violência, que foi uma auto-violência, isto é, uma violência contra as suas próprias vidas. Parecia até que perderam a fé em Deus e perderam a sua auto-estima e amor pela vida, e perderam o amor e alegria de viver pela graça no bondoso Deus, que sempre nos é oferecida gratuitamente em Jesus Cristo Nosso Salvador e Senhor e no bom Ajudador.
Assim sendo, Não conseguiam mais levantar o seu astral de fé e esperança na vida. A Esposa do tio Vadek o abandonou por motivos maiores do vício em alcoolismo.
A tia Lúcia cuidava dos três e mais os seus filhos que viviam todos juntos na mesma casa.

Mas segundo ela mesma, não deu mais para suportar os três beberrões. A situação começou a piorar cada vez mais e até ficar insustentável na convivência no lar.
Neste ínterim, morre o tio Vadek o casado e os três caem no abandono total.

Daí, entra em cena a minha irmão Lúcia Czaplinski, que também se chama pelo mesmo nome de nossa tia que havia se separado do tio Vadek. Compromete-se a cuidar dos tios, tio Antek e do tio Júlio.
Dentro do prazo de um ano, morre o tio Antek. O tio Júlio começa a piorar e cai em depressão ainda maior. Seria um dos muitos motivos de sua depressão?: Agora
deveria  abandonar a sua antiga residência, casa de seus pais, casa de nosso avô João Odawazny seu pai e nosso avo por parte de minha mãe, local aonde eu fui criado casa e terras que ele amava de paixão.
Casa aonde o tio "Júlio nos carregou ao colo e cantou para se dormir...", como nos diz a letra da velha música: E mais ele quando estava bem comprava para nos agradar em tempos de criança a gasosa dos velhos tempos de roça, nos levava para passear e pescar nos rios da região, nos levava para as festas de Igreja de roça. Festa essas de roça  aonde se tinha bastante fartura de carne de boi gordo e que matado na hora.Enfim, na ausência de nosso Pai Estanislau que também havia se separado de minha mãe. O tio Júlio que era irmão de minha mãe nos acudiu e nos ajudou e juntamente com os outros tios da família dos Odwazny.
Mas, nos últimos dez anos de vida, o tio Júlio ficou deitado no "fundo da cama” como se diz no ditado popular, a cama era a sua amiga ou a sua inimiga...? Nesta resposta não podemos saber e nem adivinhar. Ele não saia nem para ir ao banheiro, fazia as suas necessidades físicas na cama mesmo, e minha irmã Lúcia cuidava dele. Assim ele passou seu dias finais, não re-conhecia mais a ninguém, não falava e não conseguia se vestir. Virou criança adulta e tinha que usar os fraldões, pois fazia o xixi e o cocô na cama, como nenê, como criança pequena. Minha irmã continuava a cuidar dele todos estes anos. Assim dizemos a nossa irmã Lúcia Czaplinski, Obrigado querida Lúcia, Que Deus te abençoe.

COISAS DOS TEMPOS DE CRIANÇA...

Lembro-me bem deste fato, quando eu era criança pequena em nossa cidade e ia para a Escola. Eu ficava em casa e ia mexer nas coisas tio júlio, subia até o sótão e ficava olhando debaixo de sua cama, ficava olhando bem para o seu baú, a sua mala, ficava morrendo de curiosidades, para ver o que tinha nela?
Eu ia para a aula e quando saía da escola tinha uma terrível sede de tomar o capilé na chamada "Venda do seu Wolf” (Espécie de bar e mercadinho de Roça) Mas, eu nunca tinha nenhum dinheiro? Mas na falta de dinheiro na mão, eu ia fazendo os meus planos:

Daí, comecei a pensar e Imaginar coisas: E dizaia comigo mesmo?
Se eu pedir o dinheiro ao tio Júlio, com certeza ele vai dizer Não, não tenho!
Não vai dar e talvez, ainda vai me fazer ameaças?
Então, eu fui planejando uma maneira de assaltar a "velha  maleta" do tio Júlio!
E assim eu fui criando cada vez mais coragem em meu interior.

Então, chegou o dia em que eu criei mais coragem ainda;

E falei ao meu irmão Felipe e lhe disse:
Olha mano!
Eu estou com uma baita vontade de tomar um capilé gostoso da Venda do seu Wolf, e eu não tenho dinheiro, e você também não tem.Certo ! Sim certo respondeus meu mano Felipe!
Então, eu tenho um plano; Vamos fazer o seguinte: Ontem;
Eu abri a mala do tio Júlio e ela estava cheia de dinheiro;
Vamos tirar da maleta dois réis para você; e dois réis para mim,
e levaremos mais outros dois réis de reserva, (hoje equivalente a seis reais aproximadamente)
ele não vai nem notar sequer, falei? Pois, a sua mala estava cheia de dinheiro.
Meu Irmão tremeu de início, mas depois aceitou. 
E Lá fomos nós pegamos o dinheirinho do tio Júlio.
Quando o tio Júlio foi trabalhar, nós fomos até o sótão e abrimos a mala:
Quando eu abri a mala, o meu coração começou a pular e eu comecei a tremer de medo;
Daí, eu disse ao meu irmão:
Será que vamos levar esse dinheiro?
E se a nossa mãe nos descobrir aqui;
e se o tio Júlio voltar de repente da roça?
e nos pegar aqui mexendo em sua mala?
E se ele notar a falta do seu dinheiro?
Medo tomava conta de nós, eu dizia:
Mas Deus está nos vendo a tudo isso?
Eu ficava me perguntado?
E agora o que vamos fazer; falei ao meu irmão ?
Mas a vontade de tomar aquele capilé com água gelada era tão grande.
E  eu já me via com o copo na mão, tomando aquele capilé da venda do seu Wolf.

Capilé com água, hoje parece coisa à toa, mas em nossa época, isto era comparado aos dias de hoje ao sucesso que faz a coca-cola e outros refrigerantes na boca das crianças sedentas.

Capilé era um xarope composto, que era feito com framboesa e tinha a cor avermelhada, que de tão vermelho que era, parecia ser vinho tinto ou parecia até sangue.
Mas a tentação foi grande que, criamos coragem eu e meu irmão Felipe e pegamos o dinheiro
do baú do tio Júlio. 
No dia seguinte, quando levantamos de manhã bem cedo, meio com medo e receosos e olhando para a nossa mãe e olhando para o tio Júlio, e olhando em sua reação, mas parecia de que ele não tinha notado nada. 
De manhã cedo lá fomos nós correndo alegres para a Escola, contentes felizes, eu não via a hora de bater o sinal da saída da escola. Enfim, o sinal de saída bateu! E lá fomos nós correndo para a Venda do seu Wolf, chegamos lá e ficamos olhando, tinha uma grande fila de crianças na fila do capilé, quando chegou a nossa vez, a dona Frida Wolf falou:

Olá são dez centavos o copo, vocês tem dinheiro?
Daí olhei para ela e falei de boca cheia:
Dona Frida a gente tem bastante dinheiro...?
Como assim - ela nos falou em tom de pergunta desconfiada e agressiva ? 
E ela imediatamente acrescentou;
Então, eu acho que vocês pegaram o dinheiro do tio Júlio ? Não foi ? 
Quando eu ouvi isto, eu tremi como uma vara verde diante de um vendaval.
Ela falou assim para brincar com a gente e também para nos experimentar?
Mas nós como sentíamos culpa em nossa consciência, Trememos!
Ela falou isto porque conhecia bem a nós e o tio Júlio,
Pois ele fazia as suas compras e tomava a sua pinguinha lá em sua venda.
Deixava marcado na famosa caderneta, para pagar na colheita da safrada anual do arroz,
ou da venda de bananas e outras coisas da produção que lá se vendia.
E quando eu ouvi isto eu tremi de medo,
Pensei, será que alguém viu eu tirando o dinheiro da mala do tio Júlio?
Nisto o meu irmão falou Mais ou menos isto: Mas Que praga !

Daí, eu olhava para baixo e não tinha nem coragem de olhar e encarar a dona Frida, mas num relance olhei tremendo para a Senhora Frida que era dona do mercadinho e vi que ela estava me olhando e estava sorrindo para mim. 
Daí, me animei; Em seguida ela disse-nos: 
Pegue o seu copo de capilé garoto e tome;
E em seguida deu um copo de capilé para o meu irmão Felipe.
Oh que alívio! Oh graças a Deus! Que capilé gostoso!
Que momento Feliz !
Saímos pulando de alegria na volta da Escola pra casa.
Até então;
Nunca senti tanta alegria em meu coração, graças ao dinheirinho roubado da maleta do tio Júlio. Pensava eu em meu coração de infante, que Deus me perdoe mais este pecado e que esse ato nunca seja descoberto!
OUTRA FAÇANHA DE BONDADE DO TIO JÚLIO 

Lembro-me bem deste fato, tio Júlio era um homem solteirão, apesar de ser muito trabalhador, nunca teve a coragem de se casar. Mas chegou o dia em tio Júlio fez uma grande poupança e comprou uma casa com um bom terreno próximo de nossa casa, digo, da casa de meus avós João e Casemira Odwazny na cidade de Massaranduba.
Pois bem, seu irmão tio Edmundo vendeu a sua casa para ele;
podia-se  ver que ele andava bastante alegre e feliz com a sua nova aquisição.
Mas, na vizinhança e no meio dos parentes todos diziam: 
Mas para que o tio Júlio quer casa,
se ele não consegue arranjar uma namorada e nem uma mulher para se casar?
Assim Diziam todos os seus vizinhos e conhecidos.
Mas a alegria do tio Júlio durou pouco. Passaram-se uns oito  meses.
Tio Edmundo que havia vendido o seu terreno com a casa e tudo,
queria voltar para a sua antiga casa de que ele havia vendido.
Ele tinha se arrependido do negócio!
Agora, estava quebrado tinha feito um mal negócio!
Tinha ido para uma cidade próxima daqui, foi mais precisamente
para a cidade de Pomerode SC. que distava de Massaranduba à uns 40 quilômetros.
Tio Edmundo estava desesperado e tinha se quebrado, não tinha mais dinheiro e não se deu bem nesta sua jornada de trabalho lá na cidade de Pomerode aonde ele havia ido para trabalhar na profissão como ferreiro.
Ele precisava voltar com sua família grande, tinha nesta época mais ou menos nove filhos menores, todos para criar.
Precisava de sua casa de volta, começou a negociar com tio Júlio, ele como era um homem de bom coração, aceitou a proposta de seu irmão Edmundo. Pelo que se tem notícias e segundo as informações do próprio tio Júlio, o trato foi o seguinte: 
Tio Júlio receberia todo o seu dinheiro de volta, pelo dinheiro que havia pago e pelo valor do terreno com a casa, isto acrescido de juros e correção monetária.
Mas, tivemos um fim diferente, o tempo de um passou e ele nada recebeu de volta, passou mais um ano e nada do tio Júlio ter seu dinheiro de volta ?
Passaram-se muitos anos e tudo ficou por isso mesmo, tio Júlio ficou no prejuízo, sem dar nenhuma queixa maior para a justiça, ficou com dó de seu irmão e de sua grande família.

Porque eu estou dizendo isto, não é para incriminar ninguém, apenas para mostrar a grande capacidade que ele possuía para perdoar as ofensas e para perdoar as dívidas de que ele era credor.
É certo como nos diz aquele ditado:

"Há momentos em que, dinheiro,bens,  as palavras não resolvem muito...”
 Mas o gesto, o sentimento, o testemunho de vida de uma pessoa falam muito mais alto.
Assim viveu o tio Júlio, assim em sua vida simples ele foi um exemplo de vida e de uma natureza mansa e de amor à sua família e de um grande amor ao próximo.
Que o seu exemplo seja sempre lembrado e seja sempre seguido por nós seus amigos e seus parentes.
Queremos terminar repetindo aquelas palavras de Cristo que nos diz: 
Todo aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá, sim, ainda que esteja morto; viverá em nossa lembrança, viverá em nossa saudade, viverá em seu bom testemunho e seu espírito manso e humilde, e com certeza viverá com Cristo eternamente.

DEUS SEJA LOUVADO EM CRISTO JESUS!

pr. Alfonso Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário